II Feinco: sucesso sem precedentes!!!

Em sua segunda edição, a Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco 2005) registrou crescimento surpreendente em relação à edição anterior, comprovando o bom momento pelo qual passa a caprino-ovinocultura. O evento, realizado em São Paulo (SP) entre os dias 17 e 20 de março, faturou mais de R$ 1,4 milhão com o comércio de animais, atraiu 15 mil visitantes, 120 expositores e mais de 2 mil animais, provenientes de 120 criadores de todo o Brasil e do exterior.

“A Feinco dobrou de tamanho e caminha para se consolidar como a maior feira do setor”, comemora Décio Santos, diretor do Agrocentro, entidade promotora da feira. Otimistas com a próxima edição do evento, a organização da feira já comercializou 40% da área da Feinco 2006 e planeja mudanças para estimular ainda mais a geração de negócios. “Em 2006, o evento começará na quarta-feira e terminará no sábado, com mais um dia útil, visando aumentar a presença de investidores”, afirma Cristina Bertelli.

Durante o evento foram realizados 4 grandes leilões, exposições de animais de 12 raças, cursos, workshops, palestras e discussões importantes para o setor, como a apresentação do programa de sanidade do governo para caprinos e ovinos. A feira também contou com um espaço gastronômico com a presença de chefes especializados, com o objetivo de divulgar as qualidades da carne, leite, queijos, iogurtes e outros derivados de ovinos e caprinos.

“Atraímos um público extremamente qualificado e realmente interessado no setor. Trouxemos animais de alta qualidade. Promovemos workshops e palestras, que possibilitaram a difusão de conhecimento e capacitação e divulgamos as qualidades dos produtos de caprinos e ovinos. Podemos dizer que a Feinco 2005 foi um evento completo, daí nossa satisfação com o seu resultado”, avaliou Cristina Bertelli, coordenadora geral da Feira.

A Feinco 2005 também desempenhou papel importante para a integração da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura. Segundo Wilson Valentini Jr., presidente da Associação Paulista de Criadores de Caprinos (Capripaulo), “eventos como a Feinco contribuem não só para a geração de negócios, mas para aumentar as relações e parcerias entre produtores, associações, empresas e outros representantes da cadeia produtiva”.

Os julgamentos de caprinos foram conduzidos, e muito bem conduzidos, por dois jurados: Joselito Araújo Barbosa, da Bahia, responsável pelo julgamento da raça Bôer, e a norte-americana Jennifer Peterson, responsável pelo julgamento das raça leiteiras.

O Grande Campeão da raça Saanen foi o bode AF Vitória Feriado, do expositor Júlio Motta, proprietário da Embriatec, de Porto Feliz (SP), sagrando-se Reservado Grande Campeão o bode Barão do Albatroz, do expositor e criador Jaime Perez, do Capril Albatroz, de São Bernardo do Campo, grande São Paulo. Entre as fêmeas, o destaque foi Ionnycy do Capril Pôr do Sol, do criador e expositor Alcides José Pioli (Jacutinga - MG), que faturou o título de Grande Campeã, ficando o Reservado Grande Campeonato com Marrom do Capril São Paulo, do expositor Vicente Ribeiro (Jacareí - SP).

O Supremo Campeão das raças leiteiras foi o bode da raça Saanen AF Vitória Feriado, ficando o título de Suprema Campeã para a cabra Salisa Talma, da raça Toggenburg, ambos do expositor Júlio Motta, da Embriatec, de Porto Feliz (SP).

 

Visão geral da II Feinco, evidenciando o seu tamanho e o grande número de visitantes.

A presença de deputados estaduais e federais, Secretários de Estado, representantes do Prefeito da cidade e do governador do Estado de São Paulo, entre outros, foi mais uma evidência da importância crescente da caprino-ovinocultura.

Detalhe do público visitando os animais durante a II Feinco.

O público também teve a oportunidade de um “contato mais direto” com os animais. Destaque para o sorriso de felicidade da visitante ao carregar o cabrito Bôer no colo.

O estande da Capritec: sempre movimentado...

Equipe da Capritec: à partir da esquerda Maira, Rodrigo, Dr. Silvio Dória, Dra. Anamaria e Fabiana

Dra. Anamaria e o “Chef” responsável pelo espaço gastronômico

Espaço gastronômico: produtos caprinos e ovinos oferecidos gratuitamente ao público

Fotógrafo da Revista O Berro, Dr. Silvio Dória (Capritec e Creupi), Lenice (O Berro) e Francisco Pastor, coordenador da feira.

Fêmeas Saanen durante o julgamento do Grande Campeonato

Jurada Jennifer Peterson entre a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã da raça Saanen.

Jurada Jennifer Peterson entre o Grande Campeão e a Reservado Grande Campeão da raça Saanen.

Jurada Jennifer Peterson durante o julgamento do Grande Campeonato da raça Toggenburg.

Jurada Jennifer Peterson entre a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã da raça Toggenburg.

Jurada Jennifer Peterson entre a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã da raça Alpina.

Jurada Jennifer Peterson entre o Grande Campeão e a Reservado Grande Campeão da raça Alpina.

Jurada Jennifer Peterson durante o julgamento da raça Anglo Nubiana.

Jurada Jennifer Peterson entre a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã da raça Anglo Nubiana.

Jurado Joselito Barbosa durante o julgamento da raça Boer.

Jurado Joselito Barbosa, fazendo seus comentários durante o julgamento da raça Boer.

Jurado Joselito Barbosa ao lado da Grande Campeã e da Reservada Grande Campeã da raça Boer.

Jurado Joselito Barbosa ao lado do Grande Campeão e do Reservado Grande Campeão da raça Boer.